quinta-feira, 30 de junho de 2016

Google inaugura cabo submarino que oferece conexões de até 60Tbps



Um cabo submarino de rede custeado em parte pelo Google (em parceria com empresas de telecomunicações do Japão e da Ásia) começa a operar hoje na região do Pacífico. O cabo liga a cidade de Oregon nos Estados Unidos até as cidades de Chiba e Mie, no Japão, e tem mais de 9 mil quilômetros de comprimento. Ele usa tecnologia de fibra óptica otimizada com seis pares de cabos.
Embora o cabo só conecte três cidades, ele pode ser ramificado a partir delas para levar internet de alta velocidade à costa oeste dos Estados Unidos, bem como ao Japão inteiro, à Coreia do Sul inteira, a Singapura e a partes da China. De acordo com a Singtel, uma das empresas do consórcio que custeou o cabo, ele permite conexões de até 60 Terabits por segundo (60.000.000 Mbps).
O consórcio inclue as empresas Google, Global Transit, China Telecom Global, Singtel, China Mobile International e KDDI. Essas empresas se uniram à NEC, um grupo de telecomunicações japonês, para ajudar a viabilizar o cabo. Por conta de sua velocidade, o projeto recebeu o nome de FASTER (mais rápido, em inglês). O mapa abaixo mostra o traçado do cabo:


"Desde o começo do projeto nós constantemente repetimos uns aos outros "mais rápido, Mais Rápido, MAIS RÁPIDO", e eventualmente esse se tornou o nome do projeto, e hoje ele se torna realidade", disse Hiromitsu Todokoro, presidente do comitê de gestão do consórcio FASTER, em um comunicado à imprensa. O projeto foi inicialmente anunciado em 2014, e ficou pronto dentro do prazo.
Mais rápido
Como o Google e as operadoras de telecomunicações dependem de uma infraestrutura de rede robusta para atrair seus clientes, faz todo sentido que eles realizem investimentos desse tipo. Isso é particularmente importante para a região da Ásia, onde o mercado de serviços de telecomunicação é ainda mais competitivo.
O Google também vem investindo bastante em cabos submarinos. A empresa já anunciou em 2016 um cabo que ligaria São Paulo ao Rio de Janeiro e outro, feito em parceria com o Facebook, para conectar a Europa ao Brasil. Esse último deve estar funcionando até o final de 2017. Esse não é o único projeto de telecomunicações da empresa. Ela também investe em levar a internet a regiões desconectadas por meio de balões, e a fornecer conexões de alta velocidade a usuários dos EUA por meio do Google Fiber.
s cabos submarinos, por outro lado, também são um assunto bastante interessante. Embora não nos demos conta, são eles os responsáveis por levar a internet à maior parte dos locais conectados do mundo. O Olhar Digital já fez um especial com tudo que você precisa saber sobre os cabos, que pode ser acessado por meio deste link




PC demora para desligar? Aprenda a acelerar o processo


Depois de um tempo de uso, um problema encontrado em computadores com Windows é a demora para desligá-lo por completo. O sistema da Microsoft, por vezes, não desativa a máquina. Geralmente, a causa desse erro são aplicativos que insistem em permanecer abertos. Mas a falha pode ser solucionada de forma simples: com um atalho que força o desligamento do PC, agilizando o processo para quem tem pressa. Dessa forma, o usuário poderá desligar o aparelho quando quiser, sem se preocupar se existe algum app aberto.

Passo 1. Clique com o botão direito do mouse em um espaço livre no desktop e acesse o menu “Novo”. Em seguida, clique em “Atalho”;


Passo 2. Cole o código abaixo no campo em destaque e avance:
%windir%\System32\shutdown.exe /s /t 0 


Passo 3. Dê um nome para seu atalho, como “Desligar”;


Passo 4. Ao clicar no ícone do desktop, seu computador já irá desligar na hora. Mas, há uma outra forma de deixar a tarefa mais simples: com um atalho no teclado. Clique sobre o atalho com o botão direito do mouse e acesse as Propriedades;


Passo 5. Em “Tecla de atalho”, pressione uma combinação de teclas para ativar a função recém-programada, como Ctrl + Alt + D.


Ao pressionar esse comando, o seu computador irá forçar o fechamento de todos os apps abertos e tentar a todo custo desligar. Mas, lembre-se: é importante fechar os programas antes de realizar o procedimento para que o desligamento seja mais seguro e ágil.








Translate