quinta-feira, 31 de março de 2016

Veja como armazenar seus dados de forma segura


Nesta quinta-feira, 31, é comemorado o Dia Mundial do Backup, mas apesar de ser importante ter uma cópia de segurança de dados e informações que estão presentes nos computadores e dispositivos móveis, muitas pessoas não fazem isso com frequência.

“As pessoas armazenam cada vez mais informações e dados relevantes em computadores e dispositivos móveis, como smartphones e tablets. No entanto, a maioria das pessoas ainda não tem o cuidado de realizar o backup adequado”, afirma Camillo Di Jorge, Presidente da ESET Brasil.

Antes de saber como armazenar as informações, o usuário precisa saber as formas como pode perde-las. Segundo especialistas da ESET, além de uma possível pane no dispositivo eletrônico, roubos e ataques de hackers também entram na lista. 

Dados indicam que 113 dispositivos móveis são roubados a cada minuto, expondo dados sensíveis, informações e fotografias do usuário. Também são cada vez mais comuns casos em que malwares sequestram computadores e smartphones em troca do pagamento de resgate.

Veja os meios de armazenamento para o backup de dados e os cuidados necessários para cada um:

Disco rígido: ele é responsável pelo armazenamento de tudo que está no computador, não só arquivos, fotos e músicas, mas também programas e sistema operacional. Se acontecer alguma coisa com o aparelho e o disco rígido for danificado, o usuário perde tudo. Por isso, é importante ter um disco rígido externo para criar um sistema de backup.

Dispositivo de armazenamento USB: o mais famoso de todos talvez seja o Pendrive. Por ser pequeno, ele é fácil de transportar e fácil de perder, sem falar que está mais suscetível a infecção de vírus e malwares. Como a transferência de dados, neste caso é automática, ao conectar o dispositivo no computador, ambos trocam informações para poder abrir os arquivos e é possível copiar esses dados sem que a pessoa saiba. Por isso, evite o armazenamento de dados sensíveis. 

Mídia óptica: os CDs, DVDs e Blu-ray correm menos risco de serem infectados, mas por outro lado, danos físicos, como arranhões, que podem corromper dados arquivados. Caso escolha essa forma de armazenamento, a recomendação é que tenha mais de uma cópia. 

Nuvem: a principal vantagem de armazenar informações na nuvem é que é possível acessá-las de qualquer lugar. No entanto, é importante considerar as políticas de uso do serviço escolhido e os sistemas de proteção utilizados pelas plataformas.

Nova tecnologia pode substituir as senhas do Wi-Fi


Senhas de Wi-Fi podem não ser o modo mais prático de autenticação nem ser exatamente seguras, mas são um mal necessário. Por enquanto. Pesquisadores do MIT estão desenvolvendo tecnologia para poder substituir as senhas sem abandonar a segurança, tornando o uso do Wi-Fi mais prático e mais seguro ao mesmo tempo.
A pesquisa conduzida no Laboratório de Inteligência Artificial e de Ciência da Computação do instituto criou um sistema chamado Chronos. A ideia por trás da tecnologia é permitir que o ponto de acesso consiga acompanhar a posição de cada um dos dispositivos conectados, possibilitando que o usuário ganhe acesso ao roteador Wi-Fi baseado em sua localização.
A técnica, em teoria, impede que um desconhecido ganhe acesso ao roteador, já que um ataque deveria partir de um local remoto desconhecido, normalmente de fora de casa. Assim, seria muito mais difícil hackear o Wi-Fi.
O Chronos faz isso calculando o tempo que demora para os dados viajaram do usuário até o ponto de acesso, com medidas de várias bandas de W-Fi para fazer o resultado ser mais preciso. Na verdade, até 20 vezes mais preciso do que os métodos atuais, segundo os pesquisadores.
Durante os testes em um ambiente doméstico, o sistema foi capaz de identificar a localização do usuário, percebendo em qual cômodo o usuário estava, em 94% das vezes. No caso de redes de Wi-Fi públicas, como uma cafeteria, o sistema reconheceu se o usuário estava dentro ou fora do estabelecimento em 97% das vezes.
Outras aplicações possíveis previstas pelos pesquisadores incluem garantir que drones mantenham distâncias seguras de pessoas ou ajudar a encontrar um dispositivo que foi perdido. No entanto, também há riscos para privacidade, já que o Chronos também pode ser usado para rastrear a localização de uma pessoa.

Translate