Desabilitar a função UEFI, porém, é possível. Se você comprou um computador e deseja criar setores específicos no HD ou quer simplesmente formatar o Windows, basta acessar a BIOS e executar alguns poucos comandos. Aprenda a ativar a opção Legacy e defina também a forma como o novo sistema será instalado (saiba mais sobre os efeitos gerados pela UEFI por meio deste link).
Acesse a BIOS
Atenção: este tutorial não é destinado a usuários com pouca experiência no gerenciamento de sistemas operacionais. Para que a função UEFI possa ser desativada, o acesso à BIOS deve ser antes feito.
Inicie seu computador e, na primeira tela, pressione a tecla que dá acesso à BIOS. O botão varia de acordo com o modelo do PC ou notebook – em nosso caso, o “F12” foi apertado. O modo de ativação da “raiz do sistema” aparece geralmente à direita dos cantos inferior ou superior da tela.
Opções de Boot
O layout da BIOS também pode variar, mas as opções de Boot podem ser facilmente encontradas. Na aba “BOOT”, a função “Secure Boot Mode” deverá ser desativada. Navegue pela interface da BIOS através das setas direcionais, aperte “Enter” em “Secure Boot Mode” e em “Disable” (desativar).
Ative o Legacy
Uma vez desativada a opção de segurança, as formas de inicialização disponíveis poderão ser ajustadas. Siga até o recurso que lista os modos como seu computador pode ser iniciado – em nosso caso foi necessário acessar o campo “Boot List Option”. Selecione a opção “Legacy” e pressione “Enter”.
Agora, basta salvar as alterações feitas por meio de F10 (ou outra tecla) e reiniciar seu computador normalmente. A sequência do Boot pode também ser alterada quando a reinstalação do OS se mostrar necessária. Para esses casos, a instalação do Windows via DVD, USB ou Lan (rede) pode ser calibrada.