É importante entender que a impressora só vai funcionar corretamente no computador se tiver sido configurada da maneira certa. Isso pode ser feito de duas formas: pela ferramenta no próprio sistema do PC ou pelo CD de instalação, que normalmente vem com o dispositivo. Pelo Windows, o usuário encontra o item “Dispositivos e Impressoras” no “Painel de Controle” e de lá pode adicionar a impressora.
2) Marcar a impressora como padrão no sistema
Outro erro comum que impede o PC de reconhecer a impressora é o periférico não estar marcado como padrão no sistema. Assim, na hora de imprimir, o aparelho não aparece como primeira opção na lista, e por vezes nem é exibido. Essa configuração é bem simples e pode ser feita pelo item “Dispositivos e Impressoras” no “Painel de Controle” do computador. Basta encontrar a impressora já instalada no PC, clicar com o botão direito do mouse e selecionar “Definir como impressora padrão”.
3) Reinstalar a impressora
Caso a impressora já configurada pare de funcionar no PC, o dispositivo pode estar com algum erro de comunicação ou de driver. Uma forma prática de tentar resolver é reinstalando o aparelho. Antes de começar, remova a impressora das configurações do computador e desinstale todos os programas que vieram com ela, reiniciando o PC em seguida.
4) Atualizar drivers e programas
A impressora é reconhecida no PC e por cumprir as ações do usuário no computador, por exemplo, quando um documento é enviado para a impressão. Então, atualizá-los pode ser uma solução prática caso o dispositivo não esteja funcionando corretamente. Você pode fazer isso baixando o novo driver diretamente no site da fabricante, como é mostrado neste tutorial. O download é gratuito.
5) Não consegue mais imprimir?
Caso você tenha uma impressora configurada corretamente no computador, mas não esteja conseguindo mais imprimir seus documentos, é possível que a lista de impressão esteja lotada e tenha dado algum erro.
Neste caso, é necessário acessar o “Painel de Controle” e depois “Dispositivos e Impressoras”, clicar com o botão direito do mouse na impressora e selecionar “Ver o que está sendo impresso”.
Uma janela será aberta com a listagem de documentos. Clique com o botão direito em cada um deles e cancele. Quando estiver vazio desligue e ligue a impressora, e tente imprimir novamente pelo PC.
6) Problema com o cabo
Caso a sua impressora não esteja mais sendo reconhecida pelo computador, ou desative sozinha na máquina, talvez o problema esteja no cabo USB ou na entrada do PC. Com o tempo de uso, é possível que apareçam problemas na conectividade. Tente usar outro fio, plugue em outra saída USB ou em um notebook para testar.