Anunciada em maio deste ano, o Refresh Windows é, supostamente, a ferramenta prometida pela Microsoftque permite fazer uma instalação limpa no Windows 10. O recurso com download “vazado” foi publicado pelo perfil @WalkingCat no Twitter, na última quarta-feira (15).
Vale lembrar que o programa é voltado para um grupo específico de usuários, que podem testar ferramentas antes da liberação para o público final, com builds atualizadas da plataforma desktop.
É importante destacar que baixar programas ou executáveis (.exe) de fontes desconhecidas pode ser perigoso, por ocultar vírus ou malware. Dê preferência para a liberação oficial do software pela fabricante.
O grande destaque do Refresh Windows é a instalação limpa da versão mais recente do Windows 10. Segundo o site MsPowerUser, a ferramenta parece ser voltada para o grupo mais recentes de testes de versões mais estáveis, com o Windows 10 Insider Preview.
Isso significa que, com o recurso, o Windows 10 seria baixado novamente sem reaproveitar parte da plataforma que já está no PC. Ao contrário da restauração ou instalação “tradicional”, o Windows 10 “limpo” não mantém mudanças ou programas adicionados pelos usuários e fabricante do computador.
O sistema fica mais leve e a função ainda pode corrigir erros na plataforma, caso tenha códigos corrompidos, por exemplo.
Com o Refresh Windows, segundo as imagens vazadas, o usuário poderia manter os arquivos pessoais, deletando apenas as configurações e apps.
Outra opção é a formatação completa, apagando todas as informações. Vale lembrar que o usuário que atualiza o computador para o Windows 10, atualmente, tem a opção de baixar o sistema operacional em formato ISO para fazer a instalação limpa.