Bridge significa ponte. Quando um modem ou access point está configurado em modo bridge, significa que os pacotes recebidos são diretamente enviados ao computador em que ele está conectado.
Não é feito nenhum controle de rota, pois há apenas 1 rota para os dados, apenas 1 caminho.
Logo, um equipamento em modo bridge é apenas recebe a informação de um lado e entrega do outro, fazendo apenas as conversões de padrão necessárias.
Exemplos: O modem em modo bridgerecebe dados pela linha telefônica, converte em outro padrão e envia através do cabo de rede para o roteador. Quando um modem não está em modo bridge, é comum dizer que o modem está “roteado”. Este é um jargão comum da área de manutenção de computadores.
A palavra bridge em inglês significa ponte. A analogia com uma ponte é bem interessante para explicar o funcionamento do modo bridge em dispositivos de rede. Um túnel também seria uma analogia interessante. O túnel ou a ponte (modo bridge) liga duas redes de comunicação entre si. No caso do modem as duas partes que estão sendo ligadas não tem o mesmo protocolo de comunicação e nesta ligação o protocolo é convertido.
Um exemplo seria um modem ADSL em modo bridge conectado a um roteador Ethernet. Este modem faria uma ligação direta do computador ao provedor de acesso, por exemplo. Ele estaria fazendo uma ponte entre ADSL e o roteador Ethernet.
Modem em modo Bridge permite ligar o roteador à internet de forma transparente
Este modelo do parágrafo anterior opera no nível 2 do modelo OSI. Há também o conceito de transparent bridge e multiport bridging, mas ambos serão assuntos para artigos futuros.
O mais importante a saber é quando você deve configurar o modem como modo bridge ou não. Se na sua rede você tem um roteador que você já tem várias configurações realizadas, inclusive para lidar com a WAN, pode ser interessante que o modem da operadora de internet funcione em modo bridge. Seu roteador estará exporto diretamente à internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário