quinta-feira, 31 de março de 2016

Veja como armazenar seus dados de forma segura


Nesta quinta-feira, 31, é comemorado o Dia Mundial do Backup, mas apesar de ser importante ter uma cópia de segurança de dados e informações que estão presentes nos computadores e dispositivos móveis, muitas pessoas não fazem isso com frequência.

“As pessoas armazenam cada vez mais informações e dados relevantes em computadores e dispositivos móveis, como smartphones e tablets. No entanto, a maioria das pessoas ainda não tem o cuidado de realizar o backup adequado”, afirma Camillo Di Jorge, Presidente da ESET Brasil.

Antes de saber como armazenar as informações, o usuário precisa saber as formas como pode perde-las. Segundo especialistas da ESET, além de uma possível pane no dispositivo eletrônico, roubos e ataques de hackers também entram na lista. 

Dados indicam que 113 dispositivos móveis são roubados a cada minuto, expondo dados sensíveis, informações e fotografias do usuário. Também são cada vez mais comuns casos em que malwares sequestram computadores e smartphones em troca do pagamento de resgate.

Veja os meios de armazenamento para o backup de dados e os cuidados necessários para cada um:

Disco rígido: ele é responsável pelo armazenamento de tudo que está no computador, não só arquivos, fotos e músicas, mas também programas e sistema operacional. Se acontecer alguma coisa com o aparelho e o disco rígido for danificado, o usuário perde tudo. Por isso, é importante ter um disco rígido externo para criar um sistema de backup.

Dispositivo de armazenamento USB: o mais famoso de todos talvez seja o Pendrive. Por ser pequeno, ele é fácil de transportar e fácil de perder, sem falar que está mais suscetível a infecção de vírus e malwares. Como a transferência de dados, neste caso é automática, ao conectar o dispositivo no computador, ambos trocam informações para poder abrir os arquivos e é possível copiar esses dados sem que a pessoa saiba. Por isso, evite o armazenamento de dados sensíveis. 

Mídia óptica: os CDs, DVDs e Blu-ray correm menos risco de serem infectados, mas por outro lado, danos físicos, como arranhões, que podem corromper dados arquivados. Caso escolha essa forma de armazenamento, a recomendação é que tenha mais de uma cópia. 

Nuvem: a principal vantagem de armazenar informações na nuvem é que é possível acessá-las de qualquer lugar. No entanto, é importante considerar as políticas de uso do serviço escolhido e os sistemas de proteção utilizados pelas plataformas.

Nova tecnologia pode substituir as senhas do Wi-Fi


Senhas de Wi-Fi podem não ser o modo mais prático de autenticação nem ser exatamente seguras, mas são um mal necessário. Por enquanto. Pesquisadores do MIT estão desenvolvendo tecnologia para poder substituir as senhas sem abandonar a segurança, tornando o uso do Wi-Fi mais prático e mais seguro ao mesmo tempo.
A pesquisa conduzida no Laboratório de Inteligência Artificial e de Ciência da Computação do instituto criou um sistema chamado Chronos. A ideia por trás da tecnologia é permitir que o ponto de acesso consiga acompanhar a posição de cada um dos dispositivos conectados, possibilitando que o usuário ganhe acesso ao roteador Wi-Fi baseado em sua localização.
A técnica, em teoria, impede que um desconhecido ganhe acesso ao roteador, já que um ataque deveria partir de um local remoto desconhecido, normalmente de fora de casa. Assim, seria muito mais difícil hackear o Wi-Fi.
O Chronos faz isso calculando o tempo que demora para os dados viajaram do usuário até o ponto de acesso, com medidas de várias bandas de W-Fi para fazer o resultado ser mais preciso. Na verdade, até 20 vezes mais preciso do que os métodos atuais, segundo os pesquisadores.
Durante os testes em um ambiente doméstico, o sistema foi capaz de identificar a localização do usuário, percebendo em qual cômodo o usuário estava, em 94% das vezes. No caso de redes de Wi-Fi públicas, como uma cafeteria, o sistema reconheceu se o usuário estava dentro ou fora do estabelecimento em 97% das vezes.
Outras aplicações possíveis previstas pelos pesquisadores incluem garantir que drones mantenham distâncias seguras de pessoas ou ajudar a encontrar um dispositivo que foi perdido. No entanto, também há riscos para privacidade, já que o Chronos também pode ser usado para rastrear a localização de uma pessoa.

quinta-feira, 17 de março de 2016

As principais tendências de fraude no e-commerce para ficar de olho



As principais tendências de fraude no e-commerce para ficar de olho



O comércio eletrônico expandiu muito nos últimos anos, mesmo assim, uma das maiores preocupações do setor são as fraudes. Segundo dados da ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude, só em 2015 foram detectadas 704.133 transações indevidas no Brasil. Esse número corresponde a R$ 476.509.146,72 em perdas evitadas.

Para 2016, os consumidores devem continuar tendo cuidado com as compras realizadas pela internet, mas atentos, principalmente, com três tendências mais esperadas para serem vistas ao longo do ano. 

De acordo com o COO da ClerSale, Bernardo Lustosa, cada vez mais os roubos de dados e falta de preocupação com a segurança com as informações por parte de consumidor serão usados na invasão de contas em lojas virtuais. “O usuário brasileiro geralmente usa a mesma senha em todos os e-commerces que tem o costume de comprar. Desta forma, uma vez capturados, os dados permitem o acesso em diferentes lojas virtuais”, explica.

Esse tipo de golpe é muito difícil de ser barrado, pois os criminosos conseguem muitas informações corretas das vítimas, sendo que com login e senha fica fácil descobrir até o número de cartão de crédito. 

Já as fraudes bancárias devem ser facilitadas por conta dos aplicativos e serviços mobile. Muitas instituições oferecem para os correntistas a opção de usar o celular como token para autorização de transações bancárias. Através de documentos falsos, o fraudador informa à operadora da vítima que sofreu a perda ou roubo do aparelho e com um novo chip consegue receber os códigos de autorização. 

“Com o aumento do número de Smartphone no Brasil, é normal que os fraudadores queiram acompanhar esse crescimento e por conta disso, se aprofundar cada vez mais nos golpes”, afirma Lustosa.

Além disso, o setor já está preparado para um futuro aumento nos índices de fraude. A crise econômica também está afetando o e-commerce, por isso as vendas tendem a cair, mas a aplicação de golpes não. “Se antes eram registradas 100 tentativas a cada mil transações, o percentual de fraudes era de 10%. Se o número cai para 500 compras, o índice automaticamente sobe para 20%”, exemplifica o executivo.

terça-feira, 15 de março de 2016

Navegador ultrarrápido da Mozilla será lançado para testes em junho


Navegador ultrarrápido da Mozilla será lançado para testes em junho

Três anos atrás a Mozilla anunciou que começaria a desenvolver um novo modelo de arquitetura para navegadores, um que faria frente ao WebKit (presente no Chrome) e seria muito mais veloz. Pois só agora o projeto ganhou uma previsão de lançamento - ainda que distante.
O produto é chamado de Servo e sua primeira versão para testes públicos deve ser liberada em junho. Será um alpha disponível para Linux, OS X, Windows e Android, segundo informa o blog da iniciativa.
O Servo vem sendo construído à base da linguagem de programação Rust, que a Samsung ajudou a Mozilla a desenvolver em 2013. Como explica o The Next Web, o navegador terá foco em performance, segurança, modularidade e paralelismo - o que significa que seus componentes funcionarão de forma independente, o que ajuda a melhorar a performance e a estabilidade.
Mesmo que a novidade finalmente tenha recebido uma previsão de aparecimento público, a fase alpha é só uma das várias que geralmente antecedem o lançamento oficial. Deve levar meses depois dela até que o produto finalmente esteja disponível para uso diário.
A Mozilla não fala muito sobre o projeto, então não se sabe, por exemplo, se a fundação pretende uni-lo com o Firefox - que corre o risco de perder mercado, caso o Servo conquiste o público.

segunda-feira, 14 de março de 2016

Como deixar seu PC mais rápido sem precisar instalar qualquer programa...

Como deixar seu PC mais rápido sem precisar instalar qualquer programa:

Para muitos usuários de PC com Windows, enfrentar a lentidão do sistema após alguns anos de uso é o principal motivo para uma troca de aparelho. Quem não pode ou não quer comprar um novo dispositivo, porém, muitas vezes recorre a softwares que prometem "limpar" o computador e deixá-lo milagrosamente mais rápido - o que, nem sempre, é o que acontece.
Em vez de instalar um programa dedicado que vai consumir memória RAM, processamento e espaço em disco no seu dektop ou laptop, você pode tirar manualmente do sistema o que quer que esteja impedindo seu funcionamento ideal. Confira abaixo algumas dicas de como fazer isso. Lembrando que, no Windows 8 e no Windows 10, todas as ferramentas citadas podem ser acessadas através da barra de pesquisas do menu Iniciar.
1 - Limpando o disco
O Windows possui sua própria ferramenta de limpeza de disco, que exclui todos os arquivos desnecessários armazenados por padrão no HD da máquina, como relatórios de erros e documentos temporários. Para eliminá-los, vá até o menu Iniciar > Acessórios > Ferramentas do sistema > Limpeza do Disco. Selecione o disco que você quer limpar (por padrão, o sistema normalmente armazena arquivos descartáveis no C:), clique em "OK" e, na janela que se abre, marque os itens que você deseja eliminar. Depois disso, basta clicar em "OK" e aguardar o fim do processo (pode levar alguns minutos).

2 - Desfragmentar e otimizar unidades
Com o tempo de uso e alterações rotineiras, é comum que diferentes funções do sistema acabem ficando "espalhadas" pelo disco rígido, dificultando sua execução fluída. Para desfragmentar o sistema e juntar todos esses arquivos soltos em um mesmo local de fácil acesso, basta ir até o menu Iniciar > Acessórios > Ferramentas do sistema > Desfragmentador de disco. Na janela que se abre, clique em "Analisar disco" e, após a conclusão, clique em "Desfragmentador de disco". O processo pode levar algumas horas, dependendo do quanto o seu sistema está fragmentado, portanto é recomendável deixar a ferramenta rodando e voltar a usar o PC mais tarde.

3 - Remover programas de execução automática
Alguns programas, após instalados na máquina, podem ser configurados sem a sua permissão para rodarem automaticamente assim que o PC é ligado. É o caso do aplicativo de updates da Adobe e o Skype, por exemplo. Você pode configurar cada um manualmente ou bloqueá-los de uma vez através das configurações do Windows. Abra o app Executar (pressionando Windows+R), digite "services.msc” (sem aspas) e pressione Enter.
Você verá na janela que se abre uma lista com os programas que iniciam automaticamente, manualmente e os desativados. Clique duas vezes no software que você considera desnecessário e está sendo executado sozinho e altere o tipo de inicialização para "manual" ou "desativado". Outro caminho útil é, com a ferramenta Executar (novamente, pressionando Windows+R), digitar "msconfig" (sem aspas) e clicar em "OK".
Nessa nova janela, clique na aba "Inicialização de Programas". É nesta seção que você verá todos os aplicativos configurados para terem início automático, assim que o Windows começa a rodar. Você pode ocultar os softwares ligados ao sistema para não correr o risco de interromper alguma função importante e desativar os que você considera desnecessários.

Outras dicas
É importante manter sempre seu antivírus de confiança atualizado e operante para evitar a instalação indesejada de malwares ou adwares. Além disso, sugerimos que você mantenha sempre um olho no Gerenciador de Tarefas (Ctrl+Alt+Delete), monitorando quais programas estão abertos e o quanto sua memória RAM, CPU e disco estão sendo exigidos. Uma limpeza frequente, excluindo fotos, filmes, músicas ou outros arquivos antigos, também é recomendável.

quarta-feira, 9 de março de 2016

Translate

Arquivo do blog